Introdução
O mercado de seguros brasileiro é um setor em constante evolução, com novas tecnologias e tendências surgindo regularmente. Para se manterem competitivas, as empresas do mercado de seguros precisam se adaptar às mudanças e investir continuamente em inovação em seus produtos e serviços.
Neste artigo, discutiremos estratégias de crescimento (Growth) para empresas do mercado de seguros, abordando dicas práticas dentro da realidade brasileira e as tendências atuais no mercado de seguros que podem ter um alto impacto no crescimento dos negócios.
- Adote tecnologias digitais: A digitalização é fundamental para melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Avalie processos repetitivos que não agregam valor e invista em plataformas ou sistemas que permitam a automação e integração de processos.
- Crie uma Proposta de Valor diferenciada, customizando produtos e serviços: A oferta e o escopo de serviços devem ser adaptados ao perfil do cliente tomando os devidos cuidados para manter a rentabilidade saudável do negócio.
- Crie parcerias estratégicas: Invista tempo para identificar parcerias potenciais com outras empresas e provedores de serviços, como as seguradoras, resseguradores, insurtechs, fintechs e hrtechs e demais empresas de serviços e assistências do mercado, para expandir seu portfólio e se diferenciar da concorrência.
- Desenvolva canais de distribuição: Avalie as oportunidades de outros ângulos, ao invés de focar na venda individual é recomendável explorar a possibilidade de transformar o seu cliente final em um potencial distribuidor de suas soluções de seguros para os seus clientes, fornecedores ou colaboradores.
- Participe em eventos e crie networking: Participar de redes de relacionamento, associações e eventos do setor pode ser uma excelente oportunidade para estabelecer conexões com potenciais parceiros e clientes, além de se manter atualizado com as últimas tendências e inovações.
- Ofereça consultoria e suporte especializado: Não se limite a fornecer produtos de seguro. Considere oferecer soluções de alto valor agregado que possam gerar valor incremental à receita da corretora, como por exemplo, gerenciamento de riscos, gestão médica, saúde integral, entre outras opções.
- Invista em pessoas: Crie um RH estratégico, capacitando e treinando a sua equipe, incentivando o desenvolvimento profissional e a inovação. Ofereça oportunidades para que seus colaboradores estejam bem-preparados e motivados. Colaboradores engajados são essenciais para o crescimento da empresa.
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Esperamos que essas estratégias tenham sido úteis para ajudar você a pensar em novas maneiras de impulsionar o crescimento do seu negócio.
Leonardo Brunetti é sócio e cofundador da WGA Advisors, uma consultoria especializada em estratégias de inovação, vendas, canais, parcerias e fusões e aquisições (M&A). Com mais de 23 anos de experiência, ele se especializou em desenvolvimento de negócios, parcerias e canais, tendo atuado em grandes organizações do mercado de seguros. Brunetti ajudou empresas de diversos segmentos a aumentar sua receita, estruturar seus negócios, montar equipes e canais de distribuição, e estabelecer parcerias nacionais e internacionais.
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